Contabe - Contabilidade


Prazo para pagar IR no débito vence nesta terça-feira (10)

Fonte: Folha de S.Paulo
10/05/2022
Imposto de Renda

O contribuinte que pretende pagar o Imposto de Renda 2022 em débito automático deve correr. O prazo final para quitar a cota única do IR ou colocar todas as cotas em débito automático desde a primeira parcela acaba às 23h59 desta terça-feira (10).

Depois desse prazo, segundo a Receita Federal, ainda é possível parcelar o tributo e pagá-lo por débito, mas somente a partir da segunda parcela. Para a primeira cota ou cota única, o pagamento terá de ser por Darf (Documento de Arrecadação das Receitas Federais) até 31 de maio, último dia para enviar a declaração do IR.

A Receita recebeu pouco mais de 20 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022 até as 11h desta segunda-feira (9). Para este ano, são esperados 34,1 milhões de documentos. Quem tem IR a pagar pode parcelar em até oito vezes. Para valores de R$ 10 a R$ 100, o contribuinte deve pagar em cota única.

O contribuinte também deve ficar atento às datas de vencimentos dos Darfs. Quem coloca em débito automático deve monitorar se houve ou não o desconto no seu banco. Se atrasar, paga multa e juros.