Contabe - Contabilidade


Tudo pronto para começar 2021 com o pé direito?

Fonte: Fato Gerador
08/01/2021
Gestão

Mais um ano se inicia. Um momento propício para fazer um balanço, avaliar, planejar e traçar metas para 2021. Se você ainda não fez o planejamento da sua empresa comece o quanto antes. Esse é um passo fundamental para começar o novo ano com o pé direito. 

Não há dúvidas que 2020 foi um ano difícil. A pandemia do novo coronavírus impactou praticamente todas as empresas. E infelizmente na maioria dos casos de uma forma negativa. Foram inúmeras as empresas que não aguentaram a crise e tiveram que fechar as portas. E mesmo aquelas que conseguiram superar o período mais turbulento, muitas ainda estão lutando para sobreviver. 

Além do cenário de incerteza, é provável que, para equilibrar as suas contas, os governos federal, estaduais e municipais aumentem a carga tributária. Isso sem contar os tributos que muitas empresas não conseguiram quitar ao longo de 2020 e a possibilidade uma reforma tributária. Dentro desse contexto, um planejamento tributário bem executado torna-se peça chave para a manutenção da saúde financeira do negócio.

E o planejamento tributário nada mais é que um conjunto de sistemas legais, que visam diminuir o pagamento de impostos, taxas e contribuições. Por meio de um estudo contábil, e com respeito as regras impostas pelo governo, busca-se reduzir o ônus tributário.

E enganam-se aqueles que pensam que planejamento tributário é apenas para grandes ou médias empresas. Com ele, as micro e pequenas empresas conseguem administrar melhor o seu caixa, além de reduzir os valores dos tributos a serem pagos.

E para obter um bom planejamento tributário é importante procurar o auxílio de um especialista na área. O consultor tributário, seja ele o seu próprio contador ou advogado, certamente vai conduzir o processo por uma metodologia que dará parâmetros para as melhores decisões.

E aí, pronto para começar 2021 com o pé direito?