Contabe - Contabilidade


Governo do Paraná prorroga toque de recolher por mais 10 dias

Fonte: G1
18/12/2020
Coronavírus

O Governo do Paraná prorrogou o toque de recolher por mais 10 dias, entre 23h e 5h, em todo o estado. A medida começa a valer no sábado (19) e tem validade até 28 de dezembro, com possibilidade de nova prorrogação.

O ofício de prorrogação do decreto, assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), foi publicado nesta quinta-feira (17).

O toque de recolher está vigente no estado desde o último dia 2 de dezembro.

No decreto, o governo destacou que a restrição não se aplica aos serviços considerados essenciais.

Segundo o governo, a decisão de manter as medidas restritivas de circulação de pessoas foi tomada com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.

"Continuamos com os hospitais cheios, necessitando de vagas. Estamos ampliando o que conseguimos. Essa possibilidade de restrição de movimentação na madrugada associada à restrição de consumo de bebida alcoólica tem nos ajudado. Estamos mantendo um patamar de novos casos, o que nos aponta que o número pode estar estabilizando. Talvez seja o início do reflexo dessas restrições", afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

No documento, o governo ressalta que a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 está acima da média de capacidade e a expansão de leitos está na última fase, uma vez que há falta de recursos para a abertura de novos leitos.

O documento prevê, ainda, a proibição de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas. Crianças de até 14 anos não entram no cálculo.

O governo ainda reforçou que as pessoas comemorem as datas de fim de ano com os núcleos familiares, sem aglomerações.

"Eu gostaria de pedir que as pessoas pensassem no Natal de 2021. Este ano foi atípico por causa da pandemia do novo coronavírus. Às vezes, abrir mão da reunião familiar deste ano é garantir a saúde de todos para eles estarem presentes no Natal do ano que vem", disse o secretário.

O secretário ainda afirmou que a Sesa organiza medidas para o fim de ano no litoral e para aumentar a testagem no Paraná. Segundo ele, todas as praias do estado terão testes para a doença.

"Teremos testagem em todas as praias do Paraná. Em relação a Curitiba e Região Metropolitana, vamos abrir um local de teste no almoxarifado da Sesa com drive-thru, assim como acontece no Hospital Oswaldo Cruz, a partir de sábado (19). Estamos preparando uma outra ação na região do Pinheirinho, que depende de parceiros, para aumentar a testagem", disse.

O Paraná tem 356.992 casos confirmados do novo coronavírus, com 239.920 pessoas recuperadas e 7.057 mortes registradas pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Sesa.

Ainda segundo a Sesa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes suspeitos ou contaminados pela doença está em 86% e de enfermaria em 63% no Paraná.