Contabe - Contabilidade


Facebook libera dados sobre pequenos negócios durante a pandemia

Fonte: G1
11/12/2020
Tecnologia

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (10) novas ferramentas com o objetivo de ajudar pequenos negócios durante a pandemia de coronavírus.

Parte do programa "Data for Good", criado em 2017 para compilar informações relativas a emergências, um novo conjunto de dados mostram as tendências de atividades econômicas em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.

Também fazem parte da ferramenta dados sobre as zonas de deslocamento das pessoas, percepções econômicas e pesquisa sobre o futuro das empresas.

O Facebook afirmou que os dados "ajudarão pesquisadores, organizações sem fins lucrativos e autoridades locais a identificar quais áreas e empresas podem precisar de mais apoio".

Tendências de atividades econômicas

Em parceria com a Universidade de Bristol, o material agrega informações das páginas de negócios do Facebook, mas está disponível apenas para pesquisadores. Os interessados devem fazer a solicitação pelo e-mail: diseaseprevmaps@fb.com (o mesmo endereço para obter informações sobre as zonas de deslocamento.

O objetivo, segundo a rede social, é estimar a mudança na atividade de empresas locais ao redor do mundo e como elas respondem e se recuperam de crises ao longo do tempo.

“Determinar se as pequenas e médias empresas estão abertas é muito importante para avaliar a recuperação após eventos como a obrigatoriedade de medidas de isolamento”, disse a Dra. Flavia De Luca, professora sênior de Engenharia Estrutural e Terremotos na Universidade de Bristol, no comunicado divulgado pela empresa.

Zonas de deslocamento

Em outra parte do projeto estão as chamadas "zonas de deslocamento internacionais". De acordo com a Facebook, esses dados servem para mostrar como as áreas econômicas diferem das zonas administrativas tradicionais.

"As pessoas frequentemente fazem compras em cidades vizinhas ou se deslocam para trabalhar além das fronteiras estaduais", afirmou a empresa.

Percepções econômicas e futuro das empresas

Dos novos dados para ajudar pequenas empresas, os que estão abertos ao públicos na internet são as percepções econômicas e pesquisa sobre o futuro das empresas.

No caso do primeiro, ele resulta de um trabalho feito em parceria com a Universidade de Maryland. Com base nos mesmos dados sobre os sintomas da Covid-19, lançado no início do ano, esse estudo mostra se as pessoas estão preocupadas com suas finanças domésticas, se têm alimento suficiente para comer e se perderam o emprego.

Para completar, um trabalho sobre o futuro das empresas, em parceria com o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, realiza pesquisa com pequenas empresas no Facebook mensalmente. Ele busca determinar os efeitos da pandemia na situação de sua operação, em seus funcionários e suas necessidades comerciais.