Contabe - Contabilidade


Portal do Empreendedor ganha novo visual

Fonte: Agência Sebrae
07/12/2020
Tecnologia

Desde sexta-feira (4), os microempreendedores individuais (MEI) podem conferir o novo visual do Portal do Empreendedor. As melhorias na apresentação da página principal têm o objetivo de facilitar o acesso aos principais serviços digitais, entre eles, a abertura de novos MEI e a solicitação de crédito. Além disso, o portal também foi integrado ao projeto do Portal gov.br, que unifica os canais digitais do governo federal.

"As mudanças estão alinhadas a estratégia digital do governo federal voltada ao MEI. Nossa prioridade é trazer a informação de maneira simples e direta, permitindo ainda mais agilidade ao empreendedor que precisa se formalizar. Todo este trabalho busca atender à demanda por maior facilidade de acesso e precisão nas orientações necessárias", explica Fábio Silva, Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.

As mudanças no visual do Portal do Empreendedor foram realizadas com o apoio técnico do Sebrae. As melhorias na experiência do usuário foram feitas com base em informações mais acessadas no próprio portal, tornando-as mais visíveis. “Ao entrar na página, o empresário já pode ir direto para informações sobre as atividades permitidas para ser MEI ou se preferir, ir direito para o link de cadastro para a formalização. Além disso, já encontra os cursos gratuitos do Sebrae que ajudam na capacitação e formalização dos negócios”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Desde 1º de setembro, o MEI está automaticamente liberado para o exercício de atividades, desde que manifeste concordância com o termo de ciência e responsabilidade disponível no momento da inscrição do negócio no portal, que funciona de forma gratuita, sem cobrança de taxas.

Para acessar a nova página, o empreendedor pode continuar acessando normalmente o endereço www.portaldoempreendedor.gov.br, que ficará ativo até o dia 31 de dezembro deste ano. Após essa data, o acesso ao Portal do Empreendedor só será realizado pelos endereços gov.br/empreendedor ou gov.br/mei. Dentro do Portal gov.br, as informações direcionadas aos empreendedores serão disponibilizadas na seção Empreendedor do contexto “Empresas & Negócios”.