Contabe - Contabilidade


Pix começa a ser testado em operação restrita

Fonte: O Globo
03/11/2020
Tecnologia

Antes de funcionar plenamente no dia 16 de novembro, o Pix vai passar por uma fase de testes que começa nesta terça-feira. A operação restrita já estava planejada desde o ano passado e vai servir para que as instituições testem os seus sistemas e arrumem problemas pontuais que aparecerem durante esses doze dias.

Só uma parte pequena das pessoas escolhidas pelas instituições financeiras poderão enviar transações por meio do novo sistema de pagamentos durante horários específicos. No entanto, todos poderão receber recursos. Com o serviço, o Brasil entra na onda mundial dos pagamentos instantâneos.

Veja como vai funcionar

O que é o Pix?
É um sistema de pagamentos e transferências instantâneos disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. O Pix é promovido pelo Banco Central e deverá estar disponível para todos os clientes bancários no dia 16 de novembro.

O que é a operação restrita?
É um período entre os dias 3 e 15 de novembro em que uma quantidade limitada de pessoas poderá começar a usar o Pix para transferências e pagamentos. Essa operação servirá para que as instituições financeiras testem seus sistemas e reparem eventuais falhas antes do funcionamento pleno do Pix, no dia 16.

O que funcionará na fase de testes?
Os clientes que foram escolhidos para a operação restrita poderão usar o Pix para todas as funcionalidades que estarão disponíveis no dia 16 de novembro, como pagamentos e transferências instantâneas, além de pagamentos agendados e via QR Code.

Quem pode participar?
O Banco Central estipulou que as instituições financeiras poderão incluir entre 1% e 5% da sua base de clientes na operação restrita. Essa amostra deverá representar o total de clientes pessoas jurídicas e pessoas físicas, além da faixa etária e localização geográfica.

A escolha de quem vai participar foi feita pelas instituições financeiras, que já devem ter avisado os clientes selecionados.

Se ocorrer tudo bem, a partir do dia 9, as instituições poderão gradualmente aumentar o número de pessoas aptas a usarem o Pix ainda dentro da fase de testes.

Só quem cadastrou as chaves Pix poderá fazer o teste?
Não, pessoas que não cadastraram as chaves também poderão fazer parte dos testes. Isso vai depender da escolha das instituições financeiras. O cadastramento da chave não é necessário para participar do Pix, mas é um facilitador, por agilizar todo o processo de transferência e pagamento.

Que instituições entram na fase de testes?
Todas as 762 instituições que já foram autorizadas pelo Banco Central a funcionar com o Pix participarão desta fase de testes. Entre elas, os cinco maiores bancos, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander. Fintechs, como o banco Inter e o Nubank também vão participar, assim como sistemas cooperativos, como o Bancoob e a Sicredi.

Qual será o horário de funcionamento?
Diferentemente de quando estiver em pleno funcionamento, os horários serão restritos. Durante a maior parte dos dias, uma pessoa que participe da operação restrita poderá fazer um Pix das 9h às 22h para qualquer outra pessoa que tenha uma conta em uma das instituições participantes, mesmo que não seja participante dessa fase de testes.

A exceção é nas quintas e sextas-feiras. Nas quintas, o horário de funcionamento será das 9h até meia-noite e, nas sextas, de meia-noite até 22h. Essa regra diferente servirá para que as instituições façam testes no ambiente mais próximo do real possível, com transações disponíveis 24 horas por dia.

Por que esse período é necessário?
De acordo como Banco Central, esse período é necessário para que as instituições financeiras façam os ajustes finais nos seus sistemas a partir de situações reais. Possíveis problemas são esperados, e o Pix não funcionará 24 hora por dia justamente para que as instituições tenham tempo de corrigi-los.