Contabe - Contabilidade


Pix também pode ser usado por empresas. Veja as vantagens

Fonte: O Globo
29/10/2020
Tecnologia

O Pix, que começa a funcionar em 16 de novembro, é mais um meio de pagamento, assim como o boleto, e mais uma maneira de transferir recursos, como TED e DOC. Além de poder ser usado por qualquer pessoa física, o sistema também poderá ser utilizado por empresas que tenham uma conta corrente, conta de depósito ou conta de pagamento pré-paga.

A intenção do Banco Central ao criar o Pix é facilitar as transações, pois, para realizá-las, não serão necessárias muitas informações, como número da conta, agência, CPF e nome, como é atualmente.

As transferências e pagamentos serão instantâneos, 24 horas por dia e sete dias por semana. Com o Pix também será possível pagar contas de luz, fazer compras ou pagar fornecedores.

O prazo para cadastramento das informações dos futuros usuários do Pix, as chamadas ''chaves'', já começou, e pode ser feito em bancos e fintechs. No total, mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

Para a pessoa física será permitida a criação de até cinco chaves por conta. Já para as empresas (PJs), poderão ser criadas até 20 chaves por conta.

As vantagens do Pix para as empresas

Agilidade
Pagamentos e recebimentos ocorrem em tempo real, o que otimiza o fluxo de caixa.

Praticidade
Recebimentos de clientes por QR Code, de leitura mais simples e rápida que o código de barras. A chave Pix da empresa pode ser informada para os clientes como forma de pagamento. O estabelecimento comercial também pode gerar seu QR Code e deixar visível no balcão para agilizar os pagamentos dos clientes.

Crescimento dos negócios digitais
O Pix potencializa o incremento nas vendas, diminuindo a desistência de pagamentos por boletos.

Eficiência e economia
O cliente efetua pagamentos via celular, sem custos com maquininha ou caixa para troco. Além disso, as tarifas do Pix tendem a ser mais baratas que as de outros meios de pagamento.

Rapidez
As operações são concluídas em segundos e os valores pagos ou recebidos ficam disponíveis imediatamente.