Contabe - Contabilidade


Veja as novidades do PIX a partir de 2021

Fonte: O Globo
08/10/2020
Tecnologia

Na esteira do sucesso do primeiro dia do cadastramento do Pix, o Banco Central já desenvolve outras funcionalidades para o novo meio de pagamentos, que devem ser lançadas a partir de 2021. Entre elas estão o saque em estabelecimentos comerciais, débito automático, parcelamento de compras e até compra de imóveis e carros.

O prazo de cadastramento das chamadas chaves Pix - a identificação dos usuários no serviço - começou nesta segunda-feira, quando foram registradas 3,5 milhões de chaves. Mais de 600 instituições, entre bancos e fintechs, estão aptas a fazer o cadastro.

A alta busca levou muitos aplicativos de bancos a ficarem fora do ar na segunda. Já nesta terça, os apps de bancos e fintechs voltaram a operar sem interrupções, inclusive na parte de cadastramento das chaves do Pix.

As novas funcionalidades do Pix fazem parte da chamada “agenda evolutiva” do Banco Central, que tem projetos para os próximos anos e já começa em 2021.

Quais as novidades do Pix 

Saque Pix

O saque em estabelecimentos comerciais via Pix deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021. A expectativa do Banco Central é que essa funcionalidade auxilie os dois lados da transação: o consumidor, que não precisará mais de um caixa eletrônico para sacar dinheiro em espécie, e o comerciante, que vai diminuir os gastos com o manejo do dinheiro.

O saque deve funcionar da seguinte maneira: O consumidor chega ao caixa de um supermercado e diz que quer sacar R$ 100 com o Pix. O caixa, então, escolhe a opção na maquininha do cartão, que exibe um QR Code.

O consumidor abre o aplicativo do celular, escolhe a opção Pix e escaneia o código, fazendo o pagamento de R$ 100 para o mercado. Depois dessa confirmação, o atendente recolhe o dinheiro em espécie do caixa e dá para o consumidor.

Compra de imóveis e carros

O Banco Central também está desenvolvendo uma ferramenta para facilitar a compra de ativos, como imóveis e carros. A ideia é acelerar o processo, integrando o sistema da transferência da posse com a ordem do pagamento.

Pagamento por aproximação

O Banco Central incluiu o pagamento por aproximação na agenda evolutiva do Pix. Ainda não há detalhes de como será feito, mas a tecnologia de aproximação envolve o NFC (Near Field Communication), que conecta dois dispositivos se estiverem um próximo do outro.

Alguns cartões de crédito já operam dessa forma, muitas vezes sem a necessidade de digitar a senha para valores mais baixos.

Parcelamento de compras

Essa funcionalidade não vai entrar junto com o lançamento do programa em novembro, mas está sendo desenvolvida pelo Banco Central, ainda sem data para a estreia.

Transferências internacionais

O Banco Central já teve conversas preliminares sobre como integrar o Pix com outros sistemas parecidos no exterior. No entanto, o processo ainda está no começo e pode demorar para ser concretizado.

Débito automático

A funcionalidade do débito automático também está em estudo pelo Banco Central, mas ainda sem data para ser colocada no mercado.