Contabe - Contabilidade


79% do comércio teve queda no faturamento em Maringá

Fonte: GMC Online
01/07/2020
Comércio

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que 79% dos empresários do comércio registraram queda no faturamento em Maringá. O período levado em conta é de março a junho, durante a pandemia da Covid-19. O resultado do trabalho foi divulgado nesta terça-feira, 30. Participaram da iniciativa 174 comerciantes de lojas de rua e shoppings.

O período da pesquisa é mesmo de uma série de decretos do município, que determinou o fechamento temporário de vários setores.

79% dos empresários informaram ter tido queda de 50% no faturamento. 13%, aumento nas vendas. 8% não registraram variação. 49 empresas tiveram de dispensar em média três funcionários. 24 empreendimentos foram fechados durante o período de pesquisa.

80% dos comerciantes ouvidos adotaram medidas para enfrentar o momento. 45% deles implementaram o serviço de entrega.

Segundo o Sebare, no começo do ano, os empresários estavam otimistas com 2020. Agora, durante a pandemia, 66% acharam que o ano será pior que 2019.

27% dos empresários buscaram crédito bancário. 33% reduziram a jornada de trabalho em até 50%.

A consultora do Sebrae Erica Sanches explicou que os participantes da pesquisa informaram que esperam a retomada da economia para daqui a 10 meses.