Contabe - Contabilidade


Confira as discas para evitar ataques hackers no home office

Fonte: O Estado de S.Paulo
19/06/2020
Tecnologia

Do mesmo modo que lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara ajudam a prevenir a contaminação por novo coronavírus, algumas medidas precisam ser adotadas para evitar ataques cibernéticos durante o trabalho remoto. Esses ataques têm crescido durante a pandemia - e paralisado a produção de algumas grandes companhias.

Empresas especializadas em segurança digital, como a Kaspersky, dão dicas para evitar as invasões que podem ser seguidas por funcionários que estão trabalhando de casa:

Sempre desligue o notebook quando não o estiver usando

As atualizações dos sistemas de segurança são feitas à noite. Com o computador ligado, elas não são feitas e o terminal fica vulnerável a ataques.

Relate fatos suspeitos

As equipes de cibersegurança preferem que os funcionários reportem um falso positivo do que esperem até que algo "suspeito" se transforme em uma grande ameaça. Entre eles, links e arquivos de origem desconhecida enviados a um grande número de funcionários.

Separe atividades de lazer das de trabalho

Os dados da empresa devem ser processados apenas por programas examinados e protegidos pela organização. Isso pode parecer desafiador quando os usuários utilizam seus próprios dispositivos. As ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM - mobile device management) podem separar e proteger os dados da empresa, examinar e aprovar programas, rastrear e excluir remotamente informações relacionadas com a empresa de dispositivos.

Pirataria é crime

Usar softwares legais - e suas versões mais atualizadas - em computadores pessoais usados para o trabalho significa reduzir a chance de problemas.

Evite nome de filho na senha

Senhas fortes são regra básica em qualquer sistema de proteção. Jamais use nomes, datas de nascimento, endereços ou outras informações pessoais.

Oriente crianças, idosos e outros membros da família

Com as crianças tendo aula em casa, aumenta o risco de toda a internet compartilhada pela família ficar vulnerável. Com tablets e TVs inteligentes conectadas à rede doméstica, é importante ensinar a todos os membros a família a evitar baixar programas desconhecidos e clicar em links suspeitos.