Contabe - Contabilidade


Bancos fecham no Corpus Christi, mas abrem na sexta

Fonte: Folha de S.Paulo
14/06/2022
Geral

As agências bancárias ficarão fechadas em todo o país nesta quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, mas voltam ao atendimento normal nesta sexta-feira (17).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências serão fechadas na quinta inclusive nos municípios em que a data tenha sido antecipada, como é o caso da cidade de São Paulo. No ano passado, a capital paulista antecipou cinco feriados, como estratégia para frear a escalada da Covid-19.

Corpus Christi não é feriado nacional, e sim ponto facultativo na maior parte do país. Há cidades que consideram a data um feriado municipal.

De acordo com a Febraban, a decisão sobre o atendimento bancário respeita uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional), que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval e o dia dedicado a Corpus Christi.

No dia 17 de junho, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente. Ainda segundo a federação, as áreas de autoatendimento (caixas eletrônicos) ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking).

Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, informa.

CONTAS DEVERÃO SER PAGAS NA SEXTA-FEIRA

Contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17). Há, no entanto, boletos que mantém a data de vencimento original. Neste caso, é melhor quitar o quanto antes.

"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", afirma o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.