Contabe - Contabilidade


Receita paga quinto e último lote de restituição do IR 2021

Fonte: O Globo
30/09/2021
Imposto de Renda

A Receita Federal deposita, nesta quinta-feira, dia 30, as restituições do quinto e último lote regular do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2021.

A consulta foi liberada na semana passada e, agora, o Fisco deposita as devoluções para 358.162 contribuintes, nas contas bancárias indicadas por eles em suas declarações de ajuste anual. O valor total devolvido será de R$ 562 milhões.

Esse lote deve incluir ainda restituições de exercícios anteriores. A partir do mês que vem, o Leão vai liberar apenas lotes residuais.

Do total a ser devolvido agora, mais de R$ 200 milhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal prevista em lei. São 4.955 idosos acima de 80 anos, 47.465 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.927 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 19.211 profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 281.604 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2021.

Se o dinheiro não estiver na conta

Se por algum motivo o crédito não for realizado na conta indicada pelo contribuinte (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para o resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, poderá depois requerê-lo pela internet, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço "Extrato do Processamento da DIRPF".

Consulta ainda pode ser feita

Para saber se teve a restituição liberada no quinto lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou baixar o aplicativo Pessoa Física.

Na consulta no portal e-CAC, também é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo Fisco. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, por meio de uma declaração retificadora.