Contabe - Contabilidade


BC adia terceira fase do open banking para 29 de outubro

Fonte: O Globo
30/08/2021
Tecnologia

O Banco Central (BC) anunciou na sexta-feira que adiou a implementação da terceira fase do Open Banking que estava marcada para esta segunda-feira, 30. A nova data é de 29 de outubro e a fase 4 continua previstas para dia 15 de dezembro.

Segundo a instituição informou em nota, a decisão de adiar precisou ser tomada por conta da necessidade de ajutes nas especificações técnicas, o que comprometeu os prazos de testes das instituições financeiras.

"O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação", disse a instituição em nota.

Essa terceira fase marca a junção entre o Open Banking e o Pix, com a figura do iniciador de pagamentos, a promessa é de facilitar os pagamentos por comércios eletrônicos e aplicativos.

Na prática, quando uma pessoa quiser usar o Pix para pagar por um pedido de comida em um aplicativo ou fazer uma compra pela internet, ela vai poder fazer toda a transação sem precisar abrir o aplicativo do seu banco.

Nesse caso, o iniciador de pagamento seria o próprio aplicativo de delivery ou a loja online que seriam autorizados a funcionar pelo Banco Central. Com isso, se desejar, o cliente pode fazer todo o processo de pagamento sem sair da tela da loja em que está comprando.

Atualmente, para fazer um pagamento por Pix, por exemplo, é necessário usar um QR Code ou copiar e colar a chave da loja, o que alonga o tempo de pagamento.