Contabe - Contabilidade


Entidades pedem audiência com Lira sobre o projeto do IR

Fonte: Folha de S.Paulo
10/08/2021
Imposto e Tributos

Diversas entidades do setor produtivo solicitaram nesta segunda-feira (9) uma audiência conjunta para debater a reforma tributária com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo a carta, os representantes não querem que a votação da reforma seja feita às pressas, e dizem ser necessário o debate técnico e econômico. Os setores produtivo e empresarial afirmam que existe um forte aumento da tributação sobre as empresas e sobre os investidores, o que "afugentando o ingresso de receitas no país".

As entidades contestam a redução da tributação sobre o consumo, defendendo que a reforma afetará tanto a renda quanto o consumo.

"Adicione-se a isso o fato de que os efeitos negativos sobre o setor produtivo também vão gerar queda em empregos e renda, e o resultado é um saldo negativo para os cidadãos em geral. A situação do país vai piorar", diz o documento.

O relator da proposta do governo que altera o Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), já apresentou diversas versões sobre a proposta, que ainda não tem data para ser votada na Câmara.