Contabe - Contabilidade


Veja como ativar a função de transferência pelo WhatsApp

Fonte: O Globo
07/05/2021
Tecnologia

O WhatsApp liberou as transferências de dinheiro por meio do aplicativo sem o pagamento de taxas. Mas o serviço ainda não está disponível para todos e será habilitado de forma gradual pela empresa nas próximas semanas. É preciso atualizar os aplicativos na loja de apps, independentemente se o sistema operacional do smartphone é Android ou iPhone.

Por enquanto somente as transferências entre pessoas físicas estarão disponíveis. Neste início de funcionamento, somente conseguirão usar o serviço os usuários que tenham cartões de débito com bandeiras Visa ou Mastercard, pré-pagos ou combos com bancos parceiros.

Veja neste guia como proceder para ativar a nova função de pagamentos do WhatsApp e tire suas dúvidas sobre a novidade:

Como vai funcionar a transação?

Para adicionar um pagamento pela primeira vez deve-se seguir estes passos:

Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque no ícone do clipe (Anexar) e depois em Pagamento.

Escreva o valor do pagamento na tela seguinte e toque em "Continuar" na tela do Facebook Pay.

Em seguida, toque em "Continuar" para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade de Pagamentos no WhatsApp, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço e Política de Privacidade da Cielo.

Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay. E insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em Avançar.

Segundo o WhatsApp, é possível usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN, na opção Usar Impressão Digital. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.

Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.

Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV. E verifique os dados com um código que pode ser enviado por SMS ou e-mail.

Toque em Salvar. Pronto, pode fazer o pagamento.

Há limite de valor para transferência? E de número de operações?

O WhatsApp estabeleceu limites de valores e número de transações. Um usuário poderá enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 pagamentos por dia, com um limite de R$ 5 mil no mês. Os bancos parceiros da empresa poderão estabelecer um limite menor, se for o caso.

Há cobrança de taxa para efetuar a transação?

O WhatsApp anunciou que seus usuários poderão transferir dinheiro entre si por meio do aplicativo sem o pagamento de taxas.

Preciso ter cartão para fazer a transferência?

Sim. Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e adicionar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes. Cartões de crédito não podem ser usados neste momento.

Para fazer transferências, é necessário ter um número de celular do Brasil. Só serão permitidas transações dentro do país e em real.

Preciso ser correntista de banco para  usar a nova função?

Sim. Neste início de funcionamento, somente conseguirão usar o serviço os usuários que tenham cartões de débito com bandeiras Visa ou Mastercard, pré-pagos ou combos dos seguintes bancos ou instituições:

- Banco do Brasil
- Banco Inter
- Bradesco
- Itaú
- Mercado Pago
- Next
- Nubank
- Sicredi
- Woop Sicredi

Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Next e Mercado Pago informaram que seus clientes poderão efetuar transferências de dinheiro usando o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp nas próximas semanas.

É necessário aceitar a nova política de privacidade do WhatsApp para ter acesso aos pagamentos?

Não. Segundo o WhatsApp, não há relação entre a nova função e a nova política de privacidde do aplicativo. A atualização dessa política, anunciada em janeiro, está relacionada a mudanças em conversas opcionais com negócios e para fornecer mais transparência sobre como os dados são coletados e compartilhados.

Como atualizar o app para incorporar a nova função?

Basta habilitar a atualização automática dos apps do celular, ou ver se ela já está habilitada. No Android, basta abrir o Google Play, clicar no ícone de seu perfil, ir até Configurações e verificar se a opção Atualizar Apps Automaticamente está ativada.Assim, o WhatsApp será atualizado regularmente.  Normalmente, a atualização é feita apenas quando o celular está conectado a redes Wi-Fi, para economizar dados e bateria, mas você pode escolher a opção de usar qualquer rede para fazer a atualização automática.

No iPhone ou iPad, entre em Ajustes, veja a App Store, e aí é só verificar se está ativada a opção Atualizações de Apps, que prevê a atualização automática. Para atualizar um app manualmente, clique na App Store, depois no ícone de perfil na parte superior da tela, e veja os aplicativos que podem ter updates. Toque em Atualizar no lado do app em questão, ou simplesmente em Atualizar Tudo.

Lembrando que os pagamentos no WhatsApp estão sendo habilitados aos poucos, de modo que podem não aparecer imediatamente após uma atualização. Eles podem ser ativados também quando você receber a primeira transferência de um amigo ou familliar.

Empresas também podem usar o novo meio de pagamento?

Por enquanto, somente as transferências entre pessoas físicas estarão disponíveis. Os pagamentos para empresas ainda estão sob análise do Banco Central. De acordo com o WhatsApp, que pertence ao Facebook, a empresa continua trabalhando com a autoridade monetária para disponibilizar essa função.

A operação é segura?

Segundo o WhatsApp,  o novo serviço é protegido por “várias camadas de segurança”, como o PIN e a própria biometria em dispositivos compatíveis. A criptografia entre o telefone e os servidores WhatsApp também reforça  a segurança das informações.

A empresa disse ainda que o envio do dinheiro  só é feito após o fornecimento de dados corretos do cartão de débito ou combo e verificação se o usuário está autorizado a fazer a transferência. 

Em nota, a Visa explicou que os pagamentos via WhatsApp serão protegidos por um identificador digital — o token. E a Cielo ressaltou que o cartão precisa ser validado pelos emissores participantes da iniciativa antes de o usuário do WhatsApp poder utilizar o serviço.

Ainda assim, especialistas alertam que os golpes no app podem aumentar com a nova funcionalidade.

- Os criminosos se aproveitam sempre de novidades e da falta de conhecimento e familiaridade dos usuários com os novos recursos lançados - afirmou ao GLOBO o especialista em cibersegurança Denis Riviello, da Compugraf.