Contabe - Contabilidade


Pequenos negócios feitos no Paraná geram mais de 40 mil empregos

Fonte: Governo do Paraná
05/05/2021
Gestão

Formalizar um negócio em apenas um dia parece impossível para você? No Paraná, esta é uma realidade: segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, nosso estado oferece todas as condições para abrir uma empresa no prazo de 1 dia e 6 horas. Junta Comercial 100% digital, linhas de crédito acessíveis e diversas frentes gratuitas de capacitação são algumas dessas condições. O resultado dessa agilidade pode ser medido pelo crescimento de pequenos negócios em 2020. Foram 159.398 novas empresas – um total de 26,82% a mais do que em 2019.

Mais do que CNPJs, as pequenas empresas do Paraná são o símbolo de um estado que se destaca pelo esforço dos empreendedores. Uma terra rica em oportunidades – do campo ao balcão do delivery, sempre tem gente pensando em produzir mais e melhor. A equação fica completa com a cultura do consumo local, que já faz parte do DNA da população. Desde setembro de 2020, o estado tem um programa específico para aproximar quem compra de quem produz, o Feito no Paraná.

Pequenos negócios geraram mais empregos

Criado para divulgar empresas de todos os portes e segmentos, o Feito no Paraná reforçou a importância de estimular a inserção de pequenas empresas em ambientes de negócios. Em um ano cheio de desafios, o estado registrou saldo positivo de 52.760 empregos, sendo 38.722 em empresas de pequeno porte. Elas foram responsáveis por 72,6% do total de vagas abertas.

Ideias saindo do papel, oportunidades de trabalho e renda para as famílias mostram que o Feito no Paraná é, também, feito sob medida para o estado. O Paraná tem matéria-prima e força de trabalho para produzir alimentos, materiais de construção, vestuário, eletrônicos, máquinas e equipamentos, cosméticos, eletrônicos, entre outros.

Cenário positivo

Produzir não é a única especialidade dos paranaenses, que também empreendem no comércio e na prestação de serviços a partir de tudo o que é feito no estado. De acordo com o levantamento do Caged, o quatro trimestre de 2020 foi especialmente positivo para os pequenos negócios em todo o Brasil, com 293,2 mil novos empregos em micro e pequenas empresas. Destes, 48 mil foram no comércio e 16,4 mil no setor de serviços.

O Paraná comemora a liderança no ranking enquanto segue seus planos para fazer de 2021 um ano ainda melhor, ampliando a visibilidade do Feito no Paraná. Tudo da forma mais dinâmica possível: pela tela do computador. O site do programa concentra todas as empresas cadastradas, divididas por segmento de atuação, e tem uma área exclusiva para quem quer divulgar seus produtos e serviços, com a chancela do Governo do Estado, materiais de comunicação para ponto de venda e muita informação.

Faça parte do Feito no Paraná: acesse o site, conheça os produtos e divulgue seu negócio.